Raquel Palermo (1973) é escritora, argumentista e realizadora. Licenciada em Comunicação Social – Jornalismo, pelo ISCSP-UTL, estudou realização durante 2 anos. Está a concluir o mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território, na FCT/FCSH-NOVA. Nos últimos 22 anos escreveu filmes, livros, reportagens jornalísticas, peças de teatro, séries de televisão e séries online.
Preocupada com a condição feminina, a violência doméstica e os direitos das crianças, é coautora dos telefilmes da RTP E depois matei-o, distinguido com o Prix Italy Single Play (2013), e Vidas a Crédito (2012), tendo coordenado o arranque de Mulheres, projeto nomeado para os International Emmy Awards (2015). É coautora do filme Jacinta (2017), de Jorge Paixão da Costa. No final de 2018 juntou-se à equipa de escrita da série A Espia, da Ukbar Filmes, depois de ter desenvolvido a série Santo António, apoiada pelo ICA, para a Coral Europa. Em 2017, escreveu alguns episódios de Filha da Lei para a Stopline.
É autora e coautora de diversos contos e livros pensados para crianças, entre os quais as coleções Romeu o normal, Caderno de Memórias de Difícil Acesso e Alerta Premika – Risco Online Detetado, esta última para o Instituto de Apoio à Criança. Fez formação em argumento com Robert McKee, Jürgen Wolf, Leo Sheldon, Guy Meredith, Virgílio Almeida e Possidónio Chachapa. Frequentou a formação Developing interactive narrative content seminar (Sagasnet – 2006, Estugarda), do Media Programme; e os workshops de realização DocLisboa-2012, coordenado por Miguel Clara Vasconcelos, e Directing as Visual Storytelling, com Josh Appignanesi, na London Film School (2011), entre outras formações.