João MaiaGuionista e Realizador

    Presente no Festival de Cinema de Cannes em 1997, com O Prego, curta metragem, escrita e realizada por si. Seguido dos festivais de Toronto, Clermont-Ferrant, Rio de Janeiro, Vila do Conde, Cinema Ibérico, de Valência, do Algarve. Exibida no circuito comercial e na RTP.

    Licenciado em matemáticas aplicadas, foi analista de sistemas no Banco Totta & Açores. A sua paixão pelos filmes, pelo cinema leva-o rumo a Nova Iorque e em 1993 concluiu o curso de Cinema da New York Film Academy onde participou em projectos como Slave 13 na direcção de fotografia e em Until na escrita, realização e produção do mesmo.

    Foi coordenador de produção, fez direcção de casting em filmes como Post Cards from N.Y. com Laurie Anderson, Tom Dicillo, em Welcome to the Doll House de Tod Solondz ou Boy in a Bubble de Seth Rosenthal.

    Como assistente de realização nos E.U.A. e em Portugal, trabalhou em cinema e documentários, em projectos como Car Trash de Philippe Doil, On the Run e Amália, uma estranha forma de vida de Bruno de Almeida, Dois Dragões de Margarida Cardoso, ou Tentação de Joaquim Leitão.

    Na Diamantino Filmes e mais tarde como freelancer, fez dezenas de filmes publicitários, para marcas como a Optimus, Sagres, Oceanário, Danone, Compal, Turismo do Algarve e muitas mais.

    Realizou videoclips para bandas como os GNR, Clã, Blind Zero. As séries de televisão Programa da Maria e Manobras de Diversão. Caixinha de música e Vida desfeita foram os telefilmes para a TVI, inseridos na série Casos da Vida.

    Escreveu e realizou a curta metragem O Trauma, seleccionada para o Festival de Avanca e Arte Non-Stop, Regresso A Casa, uma adaptação do conto de Miguel Torga, para a RTP, presente nos festivais CINEPORT – Cinema dos países de língua portuguesa e Festival Caminhos do cinema português.

    Após um longo processo de 15 anos, encontra-se prestes a estrear o filme biográfico Variações, sobre uma das figuras incontornáveis da música nacional: António Variações