22-24 de NOVEMBRO 2019

Check-in : 09:30

Actividades : 10:00 – 13:30 / 15:00 – 19:30

Local : Auditório do Centro Cultural de Cascais

PROGRAMA

Sexta, 22 de novembro

Da Criação ao Guião I : workshop – com Doc Comparato

Um workshop intensivo dividido em três sessões, que oferece aos participantes a oportunidade de analisar detalhadamente os elementos essenciais na construção de um guião, tais como o conflito dramático, personagens, acção e unidade dramática e tempo, e ainda incentivar a sua criatividade através de conselhos práticos. Adaptado do seminário internacional de Doc Comparato, esta é uma oportunidade de formação que pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários para se lançarem na escrita de qualquer formato de guião.

 

VR / AR – storytelling virtual : debate – com João Monsanto, Tiago Loureiro

Quais os caminhos que as novas tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada podem abrir a novos autores com ideias que pretender ir além da bidimensionalidade do ecrã? Convidámos dois profissionais que dedicam a sua carreira a explorar as potencialidades de contar histórias que se ocultam em mundos virtuais.

 

Pitch Me! : sessão de pitching #2 – com Luís Campos

Apresentação dos 5 projectos selecionados na sessão de pitching #1, a 29 de Junho, na Fundação Portuguesa das Comunicações, integrada no Preview A Quatro Mãos 2019.

Os autores dos cinco projectos farão uma apresentação do estado de evolução dos seus guiões, após terem integrado o Programa de Desenvolvimento de Escrita, coordenado por Luís Campos (Squatter Factory/Festival Guiões). Sessões de mentoria, participação em workshops, pesquisa de campo, networking, apoio financeiro… Para cada projecto foram aplicadas diferentes formas de incentivo, no sentido de os solidificar e preparar para o mercado:  iniciar parcerias com outros autores e profissionais, procurar um contrato de produção, envolver plataformas de exibição, etc.

FESTIVIDADES DE INVERNO de Rui Pedro Lamy

IN CORMAN’S TERRITORY? de João Monteiro

PELO NA VENTA de Margarida Madeira

RAMIRO E DUARTE, JOVENS REVOLUCIONÁRIOS de Manuel Ó Pereira

AMOR DE NÃO LUGAR de Bárbara Henriques

 

Words are tricky little bastards : debate – com Jonathan Coe e Pedro Mexia

Convidámos o aclamado escritor britânico Jonathan Coe para uma conversa com Pedro Mexia sobre a influência dos momentos críticos que o mundo atravessa a nível político e social na escrita de humor. Uma oportunidade única de conhecer o trabalho e a visão do mundo deste autor, cujo último romance “O Coração de Inglaterra”, inspirado no momento tumultuoso que Inglaterra atravessa com o Brexit, é já um sucesso internacional e será lançado este mês em Portugal.

 

Mentorship Essentials : masterclass – com Arash T. Riahi

Nesta masterclass, o guionista, realizador e produtor iraniano Arash T. Riahi falará sobre o processo de mentoria durante a escrita de guiões de projetos de ficção e documentário. A sessão terá como foco principal abordar métodos para ultrapassar obstáculos durante o processo de escrita, dos pontos de vista do mentor, produtor, script advisor e guionista.

A presença de Arash T. Riahi marca o início de uma parceria com a plataforma europeia Sources 2, dedicada a desenvolver programas de formação para cineastas europeus que trabalhem na área da escrita e desenvolvimento de projetos. Graças a esta rede, já se realizaram mais de 100 workshops em 31 países europeus e foram desenvolvidos mais de 170 filmes.

 

Sábado, 23 de novembro

LIKE | SHARE | FOLLOW – Storytelling nas Redes Sociais : debate – com Diogo Alpendre, Tati Pasquali, Victor Brennand e Guilherme Trindade

Existirá espaço para a ficção num meio tão volátil e imediato? Que oportunidades de storytelling se abrem com o fenómeno das redes sociais? Convidámos Victor Brennand e Tati Pasquali, autores da série Live, criada especificamente para o Instagram, que conta com mais de 50 mil seguidores e acaba de estrear a 2ª temporada, Guilherme Trindade, criador da série interactiva Appaixonados, vencedora do Prix Itália 2018 na categoria Web Entertainment, para um debate moderado por Diogo Alpendre, director comercial da Comic Con Portugal. Conheça os desafios de criar narrativas em meios de exibição tão orgânicos, imediatos e imprevisíveis como as apps.

 

Everyday Rebellion – Case Study : masterclass – com Arash T. Riahi

Uma análise aprofundada sobre o projecto documental cross-media Everyday Rebellion, onde Arash T. Riahi guiará os participantes pelo complexo processo criativo deste revolucionário projecto documental, abordando as diferenças entre escrever para formatos clássicos ou novas plataformas de storytelling.

A presença de Arash T. Riahi marca o início de uma parceria com a plataforma europeia Sources 2, dedicada a desenvolver programas de formação para cineastas europeus que trabalhem na área da escrita e desenvolvimento de projetos. Graças a esta rede, já se realizaram mais de 100 workshops em 31 países europeus e foram desenvolvidos mais de 170 filmes.

 

Animación en España : debate – com Eligio R. Montero, Pedro Rivero e Xosé Zapata

Convidámos os multi-premiados guionistas Pedro Rivero (“Psiconautas, los Niños Olvidados”) e Eligio R. Montero (“Buñuel en el Laberinto de las Tortugas”) para um debate moderado pelo produtor, guionista e realizador Xosé Zapata, onde falarão dos seus processos criativos na escrita de alguns dos mais aclamados filmes de animação em Espanha.

 

Animação em Portugal : debate – com Abi Feijó, Alice Guimarães, Humberto Santana e Regina Pessoa

Os criadores de animação em Portugal têm levado o Cinema Português além-fronteiras, sendo reconhecidos em festivais internacionais de todo o mundo. Não perca a oportunidade de ouvir alguns dos mais respeitados profissionais da animação partilharem os métodos criativos e processos de escrita que os levaram a criar obras absolutamente inesquecíveis. O debate Animação em Portugal contará com a presença de Regina Pessoa, Abi Feijó, Alice Guimarães e com a moderação de Humberto Santana.

 

Da Criação ao Guião II : workshop – com Doc Comparato

Segunda sessão de um workshop intensivo que oferece aos participantes a oportunidade de analisar detalhadamente os elementos essenciais na construção de um guião, tais como o conflito dramático, personagens, acção e unidade dramática e tempo, e ainda incentivar a sua criatividade através de conselhos práticos. Adaptado do seminário internacional de Doc Comparato, esta é uma oportunidade de formação que pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários para se lançarem na escrita de qualquer formato de guião.

 

Domingo, 24 de novembro

Online : debate – com Élia Rodrigues, Miguel Leão, Nuno Bernardo, Rui Neto

As plataformas online proporcionam uma forma de mostrar ideias de novos autores, com produções por vezes bastante reduzidas, que conseguem ainda assim, ter sucesso e criar um público fiel. Assista a um debate sobre a escrita de series para a plataforma online RTP Play, moderado por Élia Rodrigues, cordenadora de conteúdos da RTP Lab, com Miguel Leão, do colectivo COMICALATE e autor de várias séries, como Bad and Breakfast, Nuno Bernardo, produtor, realizador e guionista da BeActive, e Rui Neto (realizador e guionista da série Inquilinos). onde cada convidado falará sobre o seu processo criativo.

 

Caminhos da Ficção – Cinema Português em 2019 : debate – com João Maia, Paulo Filipe Monteiro e Rui Cardoso Martins

Os guionistas de dois dos maiores sucessos do ano participam num debate onde se abordarão diferentes pontos de vista sobre a escrita de longas-metragens de ficção. Rui Cardoso Martins falará sobre o processo de escrita de “A Herdade”, o candidato português aos Óscares e Goya, seleccionado para o TIFF e Festival de Veneza. João Maia, falará sobre o processo de escrita de “Variações”, o tão aguardado filme sobre António Variações que se tornou num sucesso de bilheteira.
A conduzir o debate estará o guionista e realizador Paulo Filipe Monteiro.

 

Séries, Séries, Séries! : masterclass – com Eligio R. Montero

Atravessamos um período no panorama audiovisual em que o formato série impera. Quais as características deste formato que o tornam tão popular nos dias de hoje? Como pôr em marcha e desenvolver uma ideia e levá-la adiante até à escrita de uma série? O guionista, realizador e produtor Eligio R. Montero partilhará a sua experiência como guionista de inúmeras séries de sucesso, ao longo de mais de 20 anos de carreira.

 

Terror Ibérico : debate – com Gonçalo Almeida, Fernando Alle, Pedro Rivero e Pedro Souto

No A Quatro Mãos 2019, não deixamos de fora o fantástico mundo do sci-fi e terror. Pedro Rivero falará do processo de escrita de “El Hoyo” (Prémio do Público na secção Midnight Madness do TIFF, Melhor Filme e Prémio do Público no Festival de Sitges). Fernando Alle irá explicar o processo criativo por trás daquele que já se arrisca a ser considerado um filme de culto de terror, Mutant Blast. Gonçalo Almeida, realizador premiado no MOTELX 2017 e seleccionado para o Sundance 2018 com a sua curta-metragem “Thursday Night”, irá falar-nos da escrita da sua primeira longa-metragem “Faz-me Companhia”. A moderação do debate será feita por Pedro Souto, co-director do MOTELX.

 

Immersive Experiences : masterclass – com David Bradshaw

David Bradshaw partilhará a sua experiência como produtor de experiências imersivas para a BBC Studios, International Labour Organization (Nações Unidas), Peruvian Amazon Corridor Trust (PACT), passando ainda pela sua experiência como produtor do videojogo em realidade virtual, Doctor Who: The Edge of Time.

 

Da Criação ao Guião III : workshop – com Doc Comparato

Última sessão de um workshop intensivo que oferece aos participantes a oportunidade de analisar detalhadamente os elementos essenciais na construção de um guião, tais como o conflito dramático, personagens, acção e unidade dramática e tempo, e ainda incentivar a sua criatividade através de conselhos práticos. Adaptado do seminário internacional de Doc Comparato, esta é uma oportunidade de formação que pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários para se lançarem na escrita de qualquer formato de guião. (será entregue um diploma de participação no workshop)

Garanta já a sua entrada!