Rui Cardoso MartinsGuionista, Escritor, Cronista

    Escreveu os romances E Se Eu Gostasse Muito de Morrer (2006), Deixem Passar o Homem Invisível (Grande Prémio do Romance da Associação Portuguesa de Escritores APE, 2009), Se Fosse Fácil Era Para os Outros (2012) e O Osso da Borboleta. (2014). Repórter na fundação do Público (cerco de Sarajevo, eleições na África do Sul, etc.) e cronista com dois prémios Gazeta por Levante-se o Réu e vencedor do Grande Prémio de Crónica da APE 2016 para Crónica e Dispersos Literários (ed.Tinta-da-china).

    É co-autor do argumento original da longa-metragem “A Herdade”, realizado por Tiago Guedes, estreado em 2019 no festival Internacional de Veneza (candidato a Leão de Ouro e Melhor Argumento). Filme candidato aos Óscares de Hollywood e aos Prémios Goya.

    Argumentista de Zona J e do último filme de Fernando Lopes, Em Câmara Lenta.

    Co-autor do argumento da série policial Sul, criada por Edgar Medina e Guilherme Mendonça, dirigida por Ivo M. Ferreira, estreada em 2019 (RTP).

    Co-criador da mini-série República, com que a RTP comemorou o centenário da revolução de 5 de Outubro de 1910.

    Co-criador da série em preparação Causa Própria (baseada em história original e crónicas Levante-se o Réu).

    Co-autor, com João Canijo, da série televisiva Linha de Água, mais longa-metragem, em preparação.

    Autor da peça António e Maria, com base na obra de António Lobo Antunes.

    A crónica Levante-se o Réu é, desde 2016, publicada aos domingos no Jornal de Notícias (JN). Rui Cardoso Martins é também cronista nas manhãs de quarta-feira na Antena 1, na rubrica O Fio da Meada.

    Co-fundador de Produções Fictícias e co-criador e autor dos históricos programas de humor Contra-Informação, Herman Enciclopédia, Conversa da Treta, Casal da Treta.

    Tem traduções em várias línguas, edições e revistas literárias internacionais.

    Licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

    Professor Convidado da cadeira de Arte da Crónica, departamento de Estudos Portugueses da FCSH, Universidade Nova.