PITCH ME! 2019

Integrado no A Quatro Mãos 2019, a Academia Portuguesa de Cinema tem o prazer de levar mais longe o propósito destes encontros em torno da criatividade e das ideias escritas, lançando o Pitch Me! – Programa de Desenvolvimento de Escrita para Cinema e Audiovisual, uma convocatória dirigida a todos os guionistas e aspirantes com guiões ainda em fase inicial.
O prazo para envio de candidaturas terminou a 16 de Junho.
A comissão responsável pela leitura e avaliação de todos os projectos recebidos foi composta por: João Nunes (escritor e guionista), Luís Campos (fundador do Festival Guiões, Squatter Factory e guionista), Patrícia Müller (escritora e guionista), Paulo Trancoso (presidente da Academia Portuguesa de Cinema e produtor), Tiago R. Santos (guionista).

 

Dez projectos foram selecionados para a sessão de Pitching #1 dia 29 de Junho, durante o Preview A Quatro Mãos 2019, na Fundação Portuguesa das Comunicações, na qual os autores terão 5 minutos para apresentar a sua ideia perante um júri e assistentes do Preview.

 

Após as apresentações, o júri escolherá um mínimo de três projectos para integrarem o programa de desenvolvimento de escrita, cujos resultados serão apresentados na sessão de Pitching #2, a decorrer durante os encontros de 22 a 24 de Novembro, em Cascais.

Projectos seleccionados para a sessão de Pitching #1
ÁLVARO VELHO, O ENIGMA de Paulo Carneiro

CONFIDENCIAL de Nuno Baltazar

IN CORMAN’S TERRITORY ? de João Monteiro

LUANA de Nuno Bernardo

NAVE MARIA de Sofia T. Gomes

PELO NA VENTA de Margarida Madeira

RAMIRO E DUARTE, JOVENS REVOLUCIONÁRIOS de Manuel Ó Pereira

REDE SOCIAL ANÓNIMA de Bárbara Henriques

TERRA FÉRTIL de Guilherme Vital e Tota Alves

Para cada um dos projectos seleccionados será criada uma estratégia personalizada de acompanhamento de escrita, que poderá passar por:
  • plano de mentoria/acompanhamento de escrita
  • sessões de script doctoring com profissionais
  • auxílio à participação em mercados internacionais
  • residência artística/retiro criativo
  • participação em workshops
  • apoio à tradução
  • apoio financeiro
  • entre outros
Nos encontros de Novembro, os autores terão a oportunidade de apresentar os projectos de guião desenvolvidos perante um público de produtores, distribuidores e diversos profissionais da indústria cinematográfica e audiovisual, criando as condições para os inserir no meio profissional, com possíveis parcerias, aquisições, etc.